quarta-feira, outubro 08, 2014

Aos "críticos" de Facebook

(Não endereçada aos verdadeiros críticos - seja de que lado for, fundamentados naquilo que escrevem e de bom senso no trato da opinião de outrem)

Sem querer dizer que rede social não é lugar para rir acho que nesses tempos eleitorais vocês poderiam parar de perder tempo com "sutilezas"  e sintetizar de forma definitiva aquele "problema" que, em vossa opinião, é a matriz de todos as desgraças a oeste de Greenwich, abaixo do Equador: o PT.

Caso o público mais sagaz cobre uma justificativa da assertiva, utilizem de vossa prática para construir uma teoria: tratem a colonização portuguesa como uma prática de povoamento; que ao contrário do que qualquer um pode pensar as desigualdades sociais e regionais são papo virtual de esquerdopata; que somos uma democracia racial; que a relação capital/trabalho era perfeita antes de 2002 (trabalhadores em geral eram respeitados); que as pessoas mais pobres deste país eram tratadas como gente de bem e honrada (claro, espremidos física e espiritualmente nas periferias e rincões do país, longe dos aeroportos, dos supermercados e shoppings centers - e longe de universidade, sobretudo). E já que o assunto "corrupção" é preferido, digam que os órgãos de fiscalização agiam de vento em polpa antigamente. Se existiam poucos casos de corrupção punidos é porque antigamente o país era governado, parafraseando a Marina Silva, por "homens bons", de conduta ilibada e, acima de tudo, patriotas, e que estes, com a varinha mágica (e neoliberal), trarão o país de volta ao belo rumo de onde nunca deveria ter saído.

Em suma, digam que tudo o que viram de história, geografia política e sociologia é perca de tempo. Digam, inclusive, para rasgarem os livros. Assim se corta o mal da "esquerdopatia" na origem. 

Se é para fazer uma ode ao superficial e dar ibope, que façam o trabalho bem feito e fundamentado em ideias, digamos, apuradas, firmes e coesas, a saber, algo como "eu odeio o PT, direita volver". Terminem o que começaram, saiam da carapaça da isenção e sejam honestos consigo e com todos.

Mas caso tenham, acima e por trás disso tudo, uma mente aberta ao conhecimento, convido-os ao exercício da leitura e se já o fazem, tentem aplicá-la. Tem gente de todo lado que trata de interpretar a realidade, da direita à esquerda, conservadores e progressistas. Indico um Caio Prado Jr., Darcy Ribeiro, Josué de Castro, Celso Furtado...

(Atualizado às 22h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário